Backup 2021
MELHORES PRÁTICAS EM EAD
A 3ª edição do Congresso Internacional RCI de EaD, realizada com o 17º Workshop NPT de EaD, é um evento anual realizado pela Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD (RCI EaD), formada pelas instituições: Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário Barão de Mauá, Claretiano – Centro Universitário e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Nos dias 27 e 28 de agosto, o evento reunirá grandes palestrantes, que debaterão temas pertinentes à atuação profissional de tutores, professores, gestores, demais profissionais de EaD e do ensino superior, bem como interessados na área. Oferecerá também uma excelente oportunidade de publicar e apresentar trabalhos científicos relacionados aos eixos temáticos do Congresso.
Neste ano, o formato do evento será exclusivamente online!
certificados
Baixe seus certificados de participação no evento!
CONFIRA OS SORTEADOS DO FORMULÁRIO DE SATISFAÇÃO
Aos participantes que responderam a pesquisa de satisfação do evento, foram sorteados 10 pen drives. Os ganhadores foram:
- Cledinaldo Borges Leal
- Luciana Senter
- Giselle Medeiros da Costa One
- Samuel dos Santos Junio
- Beatriz Cristina Heimann
- Camila Panjwani
- Ana Paula Fernandes
- Jean-Jacques G S De Groote
- Vanessa de Cassia Oliveira
- Vanessa Cristh de Medeiros Carmo Gomes
Parabéns aos ganhadores e obrigado a todos os que colaboraram!
Quer ter seu trabalho divulgado? Assine os termos de autorização!
Relatos de experiência
1) Todos os relatos aprovados terão sua publicação em um e-book na Amazon ou em outro provedor. Para isso, contudo, é necessária a assinatura do termo de cessão de direitos autorais, sem a qual a publicação não será permitida.
2) Apresentou seu trabalho no Congresso? Assine digitalmente o termo de autorização de uso de imagem e voz, sem o qual não será permitida a publicação de seu trabalho nos anais. Basta escrever sua assinatura com a ponta do dedo, utilizando um smartphone.
Assine o termo para o e-book
Assine o termo de imagem e voz
ARTIGOS CIENTÍFICOS
1) Todos os artigos aprovados terão fast track para publicação na Revista Educação a Distância (ISSN: 2237-2334, Qualis B5), editada pelo Centro Universitário Claretiano. Contudo, para isso, é exigência da Revista que os participantes adequem suas produções ao template editado por ela e assinem o termo de autorização para publicação na revista, em que há um campo para envio do trabalho adequado ao template específico.
Atenção!
Sem a assinatura desse termo, o trabalho não será avaliado pela Revista com objetivo de publicação!
É imprescindível que utilizem, como nome do documento, o título completo do trabalho. A não observação deste comando provocará a não publicação do trabalho.
2) Apresentou seu trabalho no Congresso? Assine digitalmente o termo de autorização de uso de imagem e voz, sem o qual não será permitida a publicação de seu trabalho nos anais. Basta escrever sua assinatura com a ponta do dedo, utilizando um smartphone.
Tem alguma dúvida sobre a publicação de seu artigo? Envie um e-mail para revead@claretiano.edu.br.
Baixe o template para a Revista
Assine o termo de imagem e voz
Assine o termo para a Revista e envie seu artigo
Pôsteres
1) Apresentou seu trabalho no Congresso? Assine digitalmente o termo de autorização de uso de imagem e voz, sem o qual não será permitida a publicação de seu trabalho nos anais. Basta escrever sua assinatura com a ponta do dedo, utilizando um smartphone.
Envie seu vídeo
Assine o termo de imagem e voz
COMO APRESENTAR SEU ARTIGO, RELATO DE EXPERIÊNCIA OU PÔSTER
1. Faça sua inscrição no evento
Vasculhe um pouco mais nosso site, veja todas as atrações de nosso evento e faça a inscrição.
2. Realize a submissão de sua obra
Leia sobre os Eixos Temáticos e as normas de submissão e ajuste seu trabalho para o evento.
3. Depois de aprovado, faça seu vídeo
Produza seu vídeo com base nas orientações e envie os materiais de apresentação.
Por qual Eixo Temático você se interessa?
O 3º Congresso Internacional RCI de EaD e o 17º Workshop NPT de EaD estão organizados em eixos temáticos que possibilitam a inscrição de trabalhos nas modalidade Pôster e Comunicação Oral (Artigo e Relato de Experiência). Além disso, as palestras e mesas temáticas do evento também estão organizadas de modo a contemplar esses eixos:
Políticas Públicas
Pesquisas sobre a aplicação e a propagação das tecnologias educacionais nas políticas públicas Municipais, Estaduais e/ou Federais.
Educação a Distância
Práticas de inovações em ensino remoto, pesquisas sobre a formação docente para EaD, a qualidade, a evasão e a avaliação na EaD, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e outros temas correlatos.
Experiências de Formação e Atuação Docente
Pesquisas sobre a utilização das tecnologias educacionais nas experiências de formação docente e o resultado do trabalho docente com as tecnologias.
Cultura Digital e Comunicação
Pesquisas sobre a cultura digital e suas influências na educação e sobre as relações da comunicação com a educação e com as tecnologias.
Atividades
Mesas temáticas
Este ano, nosso evento reunirá grandes palestrantes, que debaterão temas pertinentes à atuação profissional de tutores, professores, gestores, demais profissionais de EaD e do ensino superior!
Apresentações de trabalho
Os participantes podem apresentar suas próprias pesquisas e, assim, gerar ainda mais conhecimento para o mundo do EaD. Teremos apresentação na modalidade Comunicação oral, com artigos de 8 a 12 páginas, e relatos de experiência, de 3 a 7 páginas. Teremos também a modalidade Pôster, com envio de resumo expandido.
Minicursos
O evento é também um espaço de capacitação prática dos participantes, sobretudo quanto à melhor utilização da tecnologia no ensino, tema que será abordado nos dois minicursos disponíveis.
Assim, você pode participar do congresso de 3 formas
assistir às palestras
Nessa modalidade de participação, você poderá acompanhar as 5 mesas temáticas, as apresentações de trabalhos (comunicações orais e pôsteres), a apresentação cultural e a confraternização!
Submeter um trabalho
Você ainda pode aproveitar para apresentar, em vídeo, um artigo, pôster ou um relato de experiência! Para isso, confira as normas, baixe o template, realize a submissão e o pagamento de sua inscrição!
Fazer os minicursos
Você também pode inscrever-se nos minicursos sobre “Metodologias ativas usando Moodle” e “Aplicativos gratuitos para motivar os estudantes em sala de aula presencial/online”, com certificado USP.
quem somos
A Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD (RCI/EaD) nasce com o propósito de disseminar as boas práticas em educação a distância das instituições participantes da rede, a saber: USP, Centro Universitário Barão de Mauá, Claretiano – Centro Universitário e UNAERP. A criação da Rede é fruto do tradicional Workshop NPT de EaD, que anualmente reúne as instituições em um grandioso evento que prima pela excelência da pesquisa na área.
PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO DIA – 27/AGO
Abertura solene (09h30 – 11h)
INICIANDO OS TRABALHOS
Em breve!
Mesa Temática 1 (11h – 12h)
A CONTRIBUIÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A Profª. Drª. Roberta de Carvalho Barabás (Lighthouse) irá mostrar como a interface entre as neurociências e a educação tem se intensificado nas últimas décadas. As neurociências oferecem bases consistentes sobre o processo ensino-aprendizagem. Entender como o cérebro aprende é essencial para uma atuação pedagógica mais eficaz. Nessa mesa temática, serão abordados os processos cerebrais envolvidos na aprendizagem, neuroplasticidade e estratégias para estimular e facilitar a aprendizagem em um ambiente online.
Intervalo (12H – 14h)
Comunicação Oral (14h – 16h30)
MOMENTO DOS PARTICIPANTES
Nessa modalidade, podem ser submetidos artigos científicos finalizados relacionados a um dos eixos temáticos. Podem também ser submetidos relatos de experiência, em que os participantes fazem uma descrição resumida e objetiva da delimitação de uma situação problema, indicando sua oportunidade e relevância para o contexto e a integração teoria-prática. Então, este é o momento dos participantes contribuírem com o evento apresentando suas próprias obras, gerando, assim, ainda mais conhecimento para o mundo da EaD. A apresentação é online e deverá ser gravada e postada no YouTube. O autor deverá estar disponível no momento da apresentação para interação com os participantes da sala, por meio de webconferência, em link enviado previamente.
Intervalo (16h30 – 17h)
Mesa Temática 2 (17h – 18H30)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É CAPAZ DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO MERCADO DE TRABALHO?
O Prof. Me. Paulo de Tarso Barros Simões (Itaú Social/CENPEC) irá mostrar que a educação, assim como o ambiente de negócios, irão mudar para sempre em função da crise que estamos vivendo. O preconceito com a educação a distância desapareceu e está virando a realidade para milhões de pessoas. Mas como desenvolver as competências profissionais nesse contexto? Pesquisas e notícias apontam a necessidade de mudança do paradigma vigente, porém observa-se um movimento ainda embrionário nesse sentido. Nessa palestra, o professor irá mostrar o que é e como aplicar o Framework DEA (Design de Experiências de Aprendizagem) nas etapas de ideação, planejamento e condução de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento das competências requeridas pelo mercado de trabalho atual e futuro.
Espaço Cultural (19h)
NO CONGRESSO TAMBÉM TEM MÚSICA
Contaremos com uma apresentação do Coral da USP Ribeirão Preto/Grupo Madrigal Revivis, sob direção e regência do Maestro Sergio Alberto de Oliveira, que comentará também sobre o processo para determinação da metodologia da nova forma de trabalho online para todos os corais da USP de Ribeirão Preto e São Carlos.
PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO DIA – 28/AGO
Mesa Temática 3 (8h30 – 9h50)
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EAD NA AMÉRICA LATINA
O Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha (Instituto Paulo Freire) irá apresentar brevemente a experiência da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire, com ênfase à sua dimensão emancipatória e criativa, que se caracteriza por uma formação crítica, por meio do diálogo interativo e amoroso, que visa à ação transformadora, ao intercâmbio de conhecimentos e saberes e à constituição processual de redes e comunidades virtuais de aprendizagem, à luz da teoria de conhecimento desenvolvida por Paulo Freire e da inclusão digital humanizadora na nossa sociedade, no presente e no futuro.
Mais informações sobre a participação da Profª. Adriana Milena Mora Botina (Colômbia) serão divulgadas em breve!
Sessão de pôsteres (10h – 10h30)
MOMENTO DOS PARTICIPANTES
Apresentação de pôsteres em vídeo com discussão em fórum de perguntas. A apresentação é online e deverá ser gravada e postada no YouTube. O autor deverá estar disponível durante o evento para responder as perguntas no fórum.
Mesa Temática 4 (10h40 – 12h10)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Na palestra com o Prof. Adriano Mussa (Saint Paul) serão abordadas as seguintes discussões: (1) economia dos dados, tecnologia e as disrupções; (2) inovação, disrupção e educação; (3) IA e educação; (4) IA e personalização da jornada de aprendizado: como aprender melhor?; (5) estratégia de aprendizagem adaptada ao perfil do aluno com uso de IA: o que aprender?; (6) otimização da escolha do que aprender com uso de IA; (7) IA como uma nova forma de aprendizagem: o estudo de caso Paul (by IBM Watson); (8) IA abaixo da superfície: o novo papel do professor.
INTERVALO (12H10 – 14H)
Comunicação Oral (14h – 16h)
MOMENTO DOS PARTICIPANTES
Nessa modalidade, podem ser submetidos artigos científicos finalizados relacionados a um dos eixos temáticos. Podem também ser submetidos relatos de experiência, em que os participantes fazem uma descrição resumida e objetiva da delimitação de uma situação problema, indicando sua oportunidade e relevância para o contexto e a integração teoria-prática. Então, este é o momento dos participantes contribuírem com o evento apresentando suas próprias obras, gerando, assim, ainda mais conhecimento para o mundo da EaD. A apresentação é online e deverá ser gravada e postada no YouTube. O autor deverá estar disponível no momento da apresentação para interação com os participantes da sala, por meio de webconferência, em link enviado previamente.
Intervalo (16h – 16h30)
Mesa Temática 5 (16h30 – 17h50)
A IMPORTÂNCIA DO DESIGN EDUCACIONAL NA PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DI 4.0
A Profª. Drª. Andrea Filatro (FIA/ENAP/Saraiva) apresentará que todos os prognósticos apontam para um futuro volátil, incerto, complexo e ambíguo. Um futuro que promete muitas mudanças e lança muitos desafios. Entre tantas incertezas, existe um consenso: a necessidade de continuar aprendendo por toda a vida e a constatação de que existem novas maneiras de aprender – por meio de mídias, tecnologias, ambientes e experiências de aprendizagem. A palestra trata de metodologias inov(ativas), incluindo aí metodologias (cri)ativas, ágeis, imersivas e analíticas. E discute como o design instrucional (DI) – aliado ao design thinking (DT), ao design da experiência de aprendizagem (LXD) e ao design instrucional orientado a dados (DDLD) – contribui para colocar em prática essas inovações na educação.
Confraternização: música e Master Cerveja (18h)
HORA DE COMEMORAR!
A edição de 2020 do Congresso RCI/EaD e Workshop NPT inova ao levar a seus participantes a oportunidade de uma imersão no mundo da cerveja. O Master Cerveja contará com a participação do sommelier e docente do Centro Universitário Barão de Mauá, professor Antônio Aparecido de Souza (Toni) e do sócio proprietário da Cervejaria Cabala, Marcelo Garcia Fernandes. Além do bate-papo sobre cerveja, o evento contará com uma apresentação de chorinho com músicos da cidade de Batatais. A noite de sexta-feira será de música, informação e cerveja.
Encerramento
ENTREGA DOS CERTIFICADOS USP E FECHAMENTO DAS ATIVIDADES DO EVENTO COM PREMIAÇÃO PARA TODAS AS CATEGORIAS
Esteja presente até o final do evento para participar do nosso sorteio! Serão sorteados Kindles e Pen drives!!!
Artigos:
Os artigos aprovados serão enviados em um processo de fast track para a Revista Educação a Distância (ISSN: 2237-2334, Qualis B5), editada pelo Centro Universitário Claretiano.
O resumo dos artigos serão divulgados nos anais online do evento.
Além disso, serão premiados, com certificado de melhor artigo, os melhores trabalhos de cada Eixo Temático.
Relatos de experiência:
Os relatos aprovados serão divulgados em um e-book elaborado pela RCI.
O resumo dos relatos serão divulgados nos anais online do evento.
Além disso, serão premiados, com certificado de melhor relato de experiência, os melhores relatos de cada Eixo Temático.
Pôsteres:
Os resumos dos pôsteres aprovados serão divulgados nos anais online do evento.
Além disso, serão premiados, com certificado de melhor pôster, os melhores pôsteres de cada Eixo Temático.
O certificado de participação nas atividades programadas terá carga horária de 15 horas.
VAGAS ESGOTADAS!
MINICURSO 1
METODOLOGIAS ATIVAS USANDO MOODLE
O objetivo deste módulo é capacitar o aluno para utilização adequada – sob o ponto de vista técnico, didático e pedagógico – do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Serão abordados os seguintes assuntos: criação de cursos, blocos e plugins, recursos, atividades, prática inovadora e Moodle 2.0.
São 30 vagas, com emissão de certificado USP. Apenas para inscritos no evento! Para fazer o curso, paga-se apenas taxa de seleção no valor de R$20,00. Para participar, é necessário utilizar um computador com microfone e fone de ouvido!
Minicurso 2
APLICATIVOS GRATUITOS PARA MOTIVAR OS ESTUDANTES EM SALA DE AULA PRESENCIAL/ONLINE
O curso é focado para professores que desejam utilizar ferramentas de tecnologia simples e gratuita com intuito de motivar os estudantes no seu processo de aprendizagem. Em cada aula, os professores devem utilizar e implementar a ferramenta em sua disciplina de forma individual ou em grupo.
São 30 vagas, com emissão de certificado USP. Apenas para inscritos no evento! Para fazer o curso, paga-se apenas taxa de seleção no valor de R$20,00. Para participar, é necessário utilizar um computador com microfone e fone de ouvido e um smartphone!
CERTIFICADO USP
Nos dois dias que antecedem o evento (25 e 26 de agosto), das 20h a 22h, o Prof. José Dutra de Oliveira Neto fará, ao vivo, a transmissão das aulas. E nos dias 1 e 2 de setembro, no mesmo horário, acontecerão as conclusões dos cursos e, posteriormente, monitorias para complementar o aprendizado dos participantes. Porém, caso você não possa acompanhar as aulas e as monitorias ao vivo, não se preocupe! Todo o material estará disponível para os inscritos até dia 17 de setembro, a fim de que possam completar o curso com tranquilidade e receber o CERTIFICADO USP, com carga horária de 4 horas para cada minicurso!
Porém, para isso, serão necessárias a participação no evento e a entrega da atividade desenvolvida durante o curso!
TUTORIAIS DE PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO
Veja como gravar sua apresentação
Veja como criar uma conta no Turnitin
Veja como realizar o relatório de similaridade e a submissão
NORMAS DO EVENTO
PUBLICAÇÃO
Os artigos apresentados na modalidade comunicação oral terão prioridade no processo de avaliação para publicação na Revista Educação a Distância (ISSN: 2237-2334, Qualis B5), editada pelo Centro Universitário Claretiano, mediante critérios da equipe editorial da publicação.
Tem alguma dúvida sobre a publicação de seu artigo? Envie um e-mail para revead@claretiano.edu.br.
Todos os relatos de experiência aprovados serão organizados em um e-book pela Rede de Cooperação Interinstitucional em EAD.
Comissão Científica
CONHEÇA OS INTEGRANTES DA COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Me. Alberto Geraissate Paranhos de Oliveira – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof.ª Dr.ª Alessandra Fracaroli Perez – Universidade de Ribeirão Preto (Coordenadora Científica)
Prof. Dr. Cláudio de Souza Miranda – Universidade de São Paulo
Prof. Me. Evandro Luís Ribeiro – Claretiano – Centro Universitário
Prof. Dr. Evandro Marianetti Fioco – Claretiano – Centro Universitário
Prof. Dr. Ildeberto Aparecido Rodello – Universidade de São Paulo
Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto – Universidade de São Paulo (Coordenador Científico)
Prof.ª Ma. Liliane Cury Sobreira – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof.ª Ma. Márcia Aparecida Figueiredo – Universidade de São Paulo
Prof.ª Ma. Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves – Universidade de Ribeirão Preto
Prof.ª Ma. Marília Ferranti Marques Scorzoni – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof.ª Dr.ª Marília Valencise Magri – Universidade de Ribeirão Preto
Prof.ª Ma. Patricia Rodrigues Miziara Papa – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof. Me. Rafael Menari Archanjo – Claretiano – Centro Universitário (Coordenador Científico)
Prof.ª Dr.ª Renata Andrea Fernandes Fantacini – Claretiano – Centro Universitário
Prof. Me. Rodrigo Ferreira Daverni – Claretiano – Centro Universitário
Prof.ª Dr.ª Sueli Cristina de Pauli Teixeira – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof.ª Ma. Talita Rafaella da Silva Boldrin Dias – Universidade de Ribeirão Preto
Prof.ª Ma. Tatiane Dutra Romana – Universidade de São Paulo
Prof.ª Ma. Thaís Iannazzo Ferretti – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof.ª Dra. Thaís Zerbini – Universidade de São Paulo
Prof.ª Ma. Valéria Tomás de Aquino Paracchini – Centro Universitário Barão de Mauá
Prof.ª Ma. Vivian Massullo Silva – Universidade de Ribeirão Preto
conheça os integrantes da REDE DE COOPERAÇÃO
_________________________
A missão é capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida.
_________________________
A maior e mais importante universidade do país e uma das mais prestigiadas em todo o mundo.
_________________________
Desde 1966, formando grandes profissionais, baseada em princípios éticos e humanísticos.
_________________________
O NPT foi criado em 2002 e em 2007 tornou-se um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.
_________________________
Primeira IES da região de Ribeirão Preto, fundada em 1924. Reconhecida pelo MEC como Universidade em 1985.
PARCEIROS
PROCESSOS NECESSÁRIOS À REALIZAÇÃO DO EVENTO
Escala da equipe de suporte do evento
Compra de pen drives para os sorteados
Disponibilização dos certificados do evento
Elaboração de artes para divulgação do evento
Elaboração e divulgação da lista de apresentação de comunicação oral
Siga-nos
curta a página
fale conosco