Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD

banner

 

Inscreva-se

CONGRESSO INTERNACIONAL RCI DE EAD

SABER E O FAZER DAS NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES

A 4ª edição do Congresso Internacional RCI/EaD, realizada com o 18º Workshop NPT de EaD, é um evento anual realizado pela Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD (RCI EaD), formada pela Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário Barão de Mauá, Claretiano – Centro Universitário e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Nos dias 27 e 28 de setembro, haverá minicursos (informações abaixo). Nos dias 29 e 30 de setembro de 2022, o evento reunirá grandes palestrantes, que debaterão temas pertinentes à atuação profissional de tutores, professores, gestores, demais profissionais de EaD e do ensino superior, bem como interessados na área. Em 2022, o tema norteador será: “o saber e o fazer das novas competências docentes”. O evento oferecerá, também uma excelente oportunidade de publicar e apresentar trabalhos científicos relacionados aos eixos temáticos do congresso. O evento de 2022 é totalmente online e será realizado em nossa plataforma, contando com carga horária de 15h.

Neste ano, o formato do evento será exclusivamente online!

MINICURSOS COM CERTIFICADO USP

Nos dois dias que antecedem o evento (27 e 28 de setembro), das 19h às 20h30 e das 20h às 21h30, o Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto, a Profa. Dra. Alessandra Perez e o Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita farão, ao vivo, a transmissão das aulas. As vagas são limitadas a 30 participantes por minicurso. Todo o material estará disponível para os inscritos até o dia 5 de outubro, a fim de que possam completar o curso com tranquilidade e receber CERTIFICADO USP, com carga horária de 4 horas para cada minicurso. Para tanto, serão necessárias a participação no evento e a entrega da atividade proposta.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os participantes podem apresentar suas próprias pesquisas e, assim, gerar ainda mais conhecimento para o mundo do EaD. Teremos apresentação na modalidade apresentação oral (artigo ou relato de experiência) e pôster. Informações para submissão de trabalhos e normas de formatação.

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO

1. Preenchimento do formulário de inscrição do evento e pagamento do boleto.
2. Caso o participante tenha interesse em apresentar trabalho, o formulário de submissão de trabalhos deve ser preenchido e enviado.
3. Caso o participante tenha interesse em participar de um minicurso, a inscrição deverá ser feitas separadamente, conforme data de abertura das inscrições nos minicursos, por meio do preenchimento do formulário de inscrição do evento (devendo ser marcado apenas o minicurso de interesse). Atenção: as vagas para minicursos são limitadas a 30 participantes.
4. Os dados de acesso à plataforma (login e senha) serão enviados via e-mail, conforme endereço cadastrado no evento, uma semana antes do início das atividades.

COMO APRESENTAR SEU ARTIGO, RELATO DE EXPERIÊNCIA OU PÔSTER

1. Faça sua inscrição no evento

Vasculhe um pouco mais nosso site, veja todas as atrações de nosso evento e faça a inscrição.

2. Realize a submissão de sua obra

Leia sobre os Eixos Temáticos e as normas de submissão e ajuste seu trabalho para o evento.

3. Depois de aprovado, faça seu vídeo

Produza seu vídeo com base nas orientações e envie os materiais de apresentação.

Por qual Eixo Temático você se interessa?

O 3º Congresso Internacional RCI de EaD e o 18º Workshop NPT de EaD estão organizados em eixos temáticos que possibilitam a inscrição de trabalhos nas modalidade Pôster e Comunicação Oral (Artigo e Relato de Experiência). Além disso, as palestras e mesas temáticas do evento também estão organizadas de modo a contemplar esses eixos:

Políticas Públicas

Pesquisas sobre a aplicação e a propagação das tecnologias educacionais nas políticas públicas Municipais, Estaduais e/ou Federais.

Educação a Distância

Práticas de inovações em ensino remoto, pesquisas sobre a formação docente para EaD, a qualidade, a evasão e a avaliação na EaD, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e outros temas correlatos.

Experiências de Formação e Atuação Docente

Pesquisas sobre a utilização das tecnologias educacionais nas experiências de formação docente e o resultado do trabalho docente com as tecnologias.

Cultura Digital e Comunicação

Pesquisas sobre a cultura digital e suas influências na educação e sobre as relações da comunicação com a educação e com as tecnologias.

Atividades

Mesas temáticas

Este ano, nosso evento reunirá grandes palestrantes, que debaterão temas pertinentes à atuação profissional de tutores, professores, gestores, demais profissionais de EaD e do ensino superior!

Apresentações de trabalho

Os participantes podem apresentar suas próprias pesquisas e, assim, gerar ainda mais conhecimento para o mundo do EaD. Teremos apresentação na modalidade Comunicação oral, com artigos de 8 a 12 páginas, e relatos de experiência, de 3 a 7 páginas. Teremos também a modalidade Pôster, com envio de resumo expandido.

Minicursos

O evento é também um espaço de capacitação prática dos participantes, sobretudo quanto à melhor utilização da tecnologia no ensino, tema que será abordado nos dois minicursos disponíveis.

Assim, você pode participar do congresso de 3 formas

assistir às palestras

Nessa modalidade de participação, você poderá acompanhar as 5 mesas temáticas, as apresentações de trabalhos (comunicações orais e pôsteres), a apresentação cultural e a confraternização!

Submeter um trabalho

Você ainda pode aproveitar para apresentar, em vídeo, um artigo, pôster ou um relato de experiência! Para isso, confira as normas, baixe o template, realize a submissão e o pagamento de sua inscrição!

Fazer os minicursos

Você também pode inscrever-se nos minicursos sobre “Metodologias ativas usando Moodle” e “Aplicativos gratuitos para motivar os estudantes em sala de aula presencial/online”, com certificado USP.

quem somos

A Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD (RCI/EaD) nasce com o propósito de disseminar as boas práticas em educação a distância das instituições participantes da rede, a saber: USP, Centro Universitário Barão de Mauá, Claretiano – Centro Universitário e UNAERP. A criação da Rede é fruto do tradicional Workshop NPT de EaD, que anualmente reúne as instituições em um grandioso evento que prima pela excelência da pesquisa na área.

PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO DIA – 27/SET

Minicurso 1 – Metodologias ativas usando Moodle (19h00 – 20h30)

Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto (USP) e pela Profa. Dra. Alessandra Perez (UNAERP).

O objetivo deste curso é capacitar o aluno para utilização adequada – sob o ponto de vista técnico, didático e pedagógico – do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Serão abordados os seguintes assuntos: criação de cursos, blocos e plugins, recursos, atividades, prática inovadora e Moodle 2.0. Além da participação no evento, a entrega da atividade desenvolvida durante o curso é obrigatória para emissão do certificado.

Minicurso 2 – Ferramentas de motivação no processo de ensino-aprendizagem (20h00 – 21h30)

Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita (Centro Universitário Barão de Mauá) e Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto (USP).

O curso é focado para professores que desejam utilizar ferramentas de tecnologia simples e gratuita com intuito de motivar os estudantes no seu processo de aprendizagem. Em cada aula, os professores devem utilizar e implementar a ferramenta em sua disciplina de forma individual ou em grupo. Além da participação no evento, a entrega da atividade desenvolvida durante o curso é obrigatória para emissão do certificado.

PROGRAMAÇÃO DO SEGUNDO DIA – 28/SET

Minicurso 1 – Metodologias ativas usando Moodle (19h00 – 20h30)

Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto (USP) e pela Profa. Dra. Alessandra Perez (UNAERP).

O objetivo deste curso é capacitar o aluno para utilização adequada – sob o ponto de vista técnico, didático e pedagógico – do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Serão abordados os seguintes assuntos: criação de cursos, blocos e plugins, recursos, atividades, prática inovadora e Moodle 2.0. Além da participação no evento, a entrega da atividade desenvolvida durante o curso é obrigatória para emissão do certificado.

Minicurso 2 – Ferramentas de motivação no processo de ensino-aprendizagem (20h00 – 21h30)

Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita (Centro Universitário Barão de Mauá) e Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto (USP).

O curso é focado para professores que desejam utilizar ferramentas de tecnologia simples e gratuita com intuito de motivar os estudantes no seu processo de aprendizagem. Em cada aula, os professores devem utilizar e implementar a ferramenta em sua disciplina de forma individual ou em grupo. Além da participação no evento, a entrega da atividade desenvolvida durante o curso é obrigatória para emissão do certificado.

PROGRAMAÇÃO DO TERCEIRO DIA – 29/SET

Abertura solene (9h30)

Abertura do 4º Congresso Intenacional RCI/EAD / 18º Workshop NPT.

Mesa Temática 1 (11h00)

Palestra – Redes sociais e educação (Prof. Dr. Jeremiah Morelock – Boston College, EUA)

Conferência de abertura do Prof. Dr. Jeremiah Morelock (Boston College, EUA), com mediação do Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita (Centro Universitário Barão de Mauá). O evento terá tradução simultânea.

Comunicações 1 (14h00 – 16h30)

Sessão de comunicações.

Mesa Temática 2 (17h00)

Palestra – Competências para a formação de professores no mundo digital (Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca – UNESP)

Conferência com o Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca (UNESP), com mediação da Profa. Me. Patrícia Miziara Papa (Centro Universitário Barão de Mauá).

Coral da USP (19h00)

Apresentação do Coral da USP.

PROGRAMAÇÃO DO QUARTO DIA – 30/SET

Mesa Temática 3 (8h30)

Palestra – Práticas inspiradoras para suas aulas (Profa. Me. Karina Tomelin e Prof. Me. Janes Fidelis Tomelin – UNICESUMAR)

Palestra com a Profa. Me. Karina Tomelin e o Prof. Me. Janes Fidelis Tomelin (UNICESUMAR), com mediação do Prof. Evandro Luis Ribeiro (Centro Universitário Claretiano).

Pôster (10h00 – 10h40)

Apresentação de pôsteres em vídeo.

Mesa Temática 4 (10h40)

Palestra – Política pública de formação de professores para a educação básica (Profa. Ana Beatriz Lia Vaccari)

Conferência da Profa. Ana Beatriz Lia Vaccari, com mediação da Profa. Dra. Alessandra Perez (UNAERP).

Comunicações 2 (14h00)

Sessão de comunicações.

Mesa Temática 5 (16h30)

Palestra – Educação em ambientes flexíveis (Prof. Dr. José Moran – USP)

Conferência de encerramento do Prof. Dr. José Moran (USP), com mediação do Prof. Dr. José Dutra Oliveira Neto (USP).

Encerramento – Harmonização de vinhos e carnes (virtual) (18h00)

Apresentação de encerrameno do 4º Congresso Internacional RCI/EAD.

Encerramento

ENTREGA DOS CERTIFICADOS USP E FECHAMENTO DAS ATIVIDADES DO EVENTO COM PREMIAÇÃO PARA TODAS AS CATEGORIAS

Artigos:

Os artigos aprovados serão enviados em um processo de fast track para a Revista Educação a Distância (ISSN: 2237-2334, Qualis B5), editada pelo Centro Universitário Claretiano.

O resumo dos artigos serão divulgados nos anais online do evento.

Além disso, serão premiados, com certificado de melhor artigo, os melhores trabalhos de cada Eixo Temático.

Relatos de experiência:

Os relatos aprovados serão divulgados em um e-book elaborado pela RCI.

O resumo dos relatos serão divulgados nos anais online do evento.

Além disso, serão premiados, com certificado de melhor relato de experiência, os melhores relatos de cada Eixo Temático.

Pôsteres:

Os resumos dos pôsteres aprovados serão divulgados nos anais online do evento.

Além disso, serão premiados, com certificado de melhor pôster, os melhores pôsteres de cada Eixo Temático.

O certificado de participação nas atividades programadas terá carga horária de 15 horas.

NORMAS DO EVENTO


Baixe as Normas de Submissão

PUBLICAÇÃO

Os artigos apresentados na modalidade comunicação oral terão prioridade no processo de avaliação para publicação na Revista Educação a Distância (ISSN: 2237-2334, Qualis B5), editada pelo Centro Universitário Claretiano, mediante critérios da equipe editorial da publicação.

Todos os relatos de experiência aprovados serão organizados em um e-book pela Rede de Cooperação Interinstitucional em EAD e todos os resumos serão publicados nos anais online do evento.

Comissão Científica

CONHEÇA OS INTEGRANTES DA COMISSÃO CIENTÍFICA

Em construção

conheça os integrantes da REDE DE COOPERAÇÃO


LOGO

_________________________

A missão é capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida.


Saiba mais


USP-LOGO

_________________________

A maior e mais importante universidade do país e uma das mais prestigiadas em todo o mundo.


Saiba mais


Logo_Original

_________________________

Desde 1966, formando grandes profissionais, baseada em princípios éticos e humanísticos.


Saiba mais


npt_new_logo

_________________________

O NPT foi criado em 2002 e em 2007 tornou-se um Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.


Saiba mais


LOGO-UNAERP

_________________________

Primeira IES da região de Ribeirão Preto, fundada em 1924. Reconhecida pelo MEC como Universidade em 1985.


Saiba mais

PARCEIROS

PROCESSOS NECESSÁRIOS À REALIZAÇÃO DO EVENTO

Escala da equipe de suporte do evento

Compra de pen drives para os sorteados

Disponibilização dos certificados do evento

Elaboração de artes para divulgação do evento

Elaboração e divulgação da lista de apresentação de comunicação oral

Siga-nos

curta a página

fale conosco

Inscreva-se